YOGA INTEGRAL
YOGA INTEGRAL
Sistema Taunay Valle
Sistema Taunay Valle
Sri Aurobindo
Aravind Ackroyd Ghose, mais conhecido como Sri Aurobindo, é um dos grandes mestres espirituais da história da humanidade. Sri Aurobindo, nasceu no dia 15 de agosto de 1872, na Índia, e morreu em 5 de dezembro de 1950. Quando tinha 7 anos foi enviado a Inglaterra para estudar e só retornou a Índia aos 21 anos de idade. Logo, envolveu-se em a intensas atividades políticas, e em 1907 foi líder do Partido Nacionalista. Ao mesmo tempo, dedidou-se a escrever poesias e a estudar sânscrito e bengali.

Em 1904 começou a praticar yoga, e em 1907, foi iniciado pelo Yogi Vishnu Baskar Lele na técnica de meditação. Sri Aurobindo teve intensas experiências místicas que lhe fizeram ver com uma intensidade incrível, todo o mundo como um filme.

Essa experiência trouxe-lhe uma paz inexplicável, um grande silêncio e infinita liberdade. Nesse momento começava a surgir o que mais tarde seria conhecido como Purna Yoga ou Yoga Integral. Depois destas experiências, Sri Aurobindo retomou seu trabalho e participação política, mas agora com o seu interior totalmente mudado.

Em 1908, Sri Aurobindo foi preso devido a sua participação no movimento revolucionário pela independência da Índia. Na prisão continuou com suas práticas de yoga e extraordinárias experiências místicas. Após um ano na prisão foi libertado, e com uma nova visão da vida produzidas pelas suas experiências místicas, já não desejava libertar a Índia, mas toda a humanidade. Com este objetivo iniciou a editar dois jornais, um em inglês, o Karma Yogin, e outro em bengali, o Dharma.

Em 1910, seguinte uma voz interior mudou-se para Pondicherry, ao sul da Índia, afastando-se definitiva-mente de sua vida anterior. Em 1914, ocorreu um acontecimento muito especial: o primeiro encontro entre Sri Aurobindo e a francesa Mirra Richard, que mais tarde seria conhecida como a Mãe. Mas só em 1920, é que Mirra se muda para Pondicherry para dirigir as atividades de Sri Aurobindo, de forma que ele pudesse concentrar todas suas energias para poder realizar seu trabalho espiritual que tinha pela frente.

Em 24 de novembro de 1924 é fundado o Sri Aurobindo Ashram, um comunidade espiritual constituída inicialmente por 24 discípulos.

Após a morte de Sri Aurobindo, em 1950, a Mãe continuou o trabalho espiritual de grande magnitude iniciado por ele. Em 28 de fevereiro de 1968, fundou Auroville, uma cidade internacional aos arredores de Pondicherry, com o propósito de realizar a unidade humana.

A filosofia do Purna Yoga ou Yoga Integral criada por Sri Aurobindo consiste na transformação do ser humano para atingir a realização divina na vida cotidiana.

Sri Aurobindo teve como discípula e sua sucessora a Mirra Alfassa, mais conhecida como a "Mãe", que ajudou na construção do Sri Aurobindo Ashram, em 1926, do Centro Internacional de Educação, em 1951, da cidade de Auroville, em Pondicherry, 1968.

Sri Aurobindo deixou uma vasta obra literária, a saber: Obras sobre Yoga: A Síntesis do Yoga, Bases do Yoga, Luzes sobre o Yoga, Mais Luzes sobre o Yoga, A Mãe, Cartas sobre Yoga.

Obras sobre política e sociologia: O Ciclo Humano, O Ideal da Unidade Humana, Guerra e Autodetermi-nação, O Ideal do Karma Yogi, A Doutrina da Resistência Pacífica, Ideais e Progressos, Discursos, Um Sistema de Educação Nacional, O Valor Nacional da Arte.

Obras sobre a cultura, arte e literatura hindu: Os Fundamentos da Cultura Hindu, O Renascimento na Índia, O Significado da Arte Hindu, A Poesia Futura, Cartas sobre Poesia, Arte e Literatura, Kalidasa, Visões e Revisões, Vyasa e Valmiki, Cartas sobre Savitri.

Obras de teatro : Eric, Perseus, O Entregador, Rodogune, Vasavadutta, Visires de Bassora, recopilação de peças e contos.

Poesias e poemas épicos: Savitri: uma lenda e um símbolo, Amor e Morte, Mais Poemas, Poemas Passado e Presente, Sonetos, A Abdução da Princesa Usha, Baji Prabhou.