YOGA INTEGRAL
YOGA INTEGRAL
Sistema Taunay Valle
Sistema Taunay Valle
Tipos de yoga

O yoga pode ser comparado o yoga como uma árvore, no qual o tronco é o Yoga Integral. Os galhos grossos são os métodos de yoga, tais como: Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, Jnana Yoga, Bhakti Yoga, Karma Yoga, entre outros. Os galhos finos são os estilos desses métodos, tais como: Iyengar Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Power Yoga, Kundalini Yoga, entre outros. As folhas são as técnicas, tais como: asanas, pranayamas, kriyas, dhyana, entre outras. Os frutos são os resultados obtidos, tais como: saúde física e mental, equilíbrio emocional, paz interior, despertar e êxtase espiritual.

A relação de tipos de yoga é muito grande, por isso citaremos apenas alguns.

Hatha-Yoga: é o método mais conhecido e praticado, pois dá ênfase as posturas físicas do yoga, conhecidas como aasanas. Embora a origem das posturas seja pré-histórico, a codificação das mesmas só surgiu na Idade Média. Atualmente, existem inúmeros estilos de Hatha Yoga.

Ashtanga Yoga de Pata~njali: método clássico compilado por Patañjali por volta do século II a.C. Este é um método de yoga filosófico, pois ele apenas define o que são as posturas de yoga, mas não cita nenhuma postura em particular.

Ashtanga Yoga: não confundir com o Ashtanga Yoga de Patañjali, este é um estilo de Hatha Yoga criado na metade do século XX. Tornou-se popular nas academias de ginástica, devido a estilo vigoroso das práticas das posturas de yoga. Dele surgiram outras variações como: Power Yoga, Yoga Flow, Vini Yoga, etc.

Karma Yoga: é um método clássico de yoga que detalha o modo de agir sem motivos egoístas, isto é, agir sem apego aos seus resultados. Karma Yoga estimula o praticante assumir a responsabilidade pela ação correta e dedicá-la ao Ser Divino. Seu fundamento é a não-ação na ação. Mahatma Gandhi foi um exemplo de um praticante de Karma Yoga.

Jnana Yoga: é um método clássico de yoga que busca a autorrealização através do conhecimento espiritual, ou sabedoria, o qual é capaz de conduzir o praticante da ilusão à verdadeira realidade.

Bhakti Yoga: é o método clássico de yoga que se baseia no amor intenso ao Ser Divino. Também conhecido como o caminho do coração. Tradicionalmente, é associado a filosofia Vedanta, mas todas práticas devocionais de qualquer religião pode ser considerado uma prática de Bhakti Yoga.

Iyengar Yoga: é um estilo de Hatha Yoga vigoroso criado no século XX pelo indiano B.K.S. Iyengar (1918-2014):.

Sivananda Yoga: é um estilo de Hatha Yoga criado no século XX pelo indiano Swami Sivananda (1887-1963).

Acro Yoga: é um estilo acrobático de Hatha Yoga, praticado em duplas.

Purna Yoga ou Yoga Integral: este não é um método, mas um sistema de yoga moderno, pois não tem uma codificação específica, mas princípios criados pelo indiano Sri Aurobindo (1872-1950)no início do século XX. Em essência é um yoga filosófico e educacional.

Yoga Integral Taunay Valle: é um dos vários estilos de Yoga Integral que surgiram após a morte de Sri Aurobindo. Este estilo integra técnicas corporais do yoga indiano, chinês, japonês, africano, sul-americano; técnicas meditativas hinduísta, budista e cristã; além de técnicas complementares como: reflexologia, eutonia e feldenkrais.