Início EscolaYogaCursosMestresÍndiaFotosLinksContato


 

Rolf Werner Gelewski (1930 - 1988)

No Brasil,  o Yoga Integral foi introduzido em 1971 por Rolf Werner Gelewski (1930 - 1988), dançarino e coreógrafo alemão naturalizado brasileiro, fundador da CASA Sri Aurobindo.

Desenvolveu um rico acervo de propostas educacionais, o qual integra harmoniosamente sua experiência vivencial e pedagógica na área de expressão artística aos ensinamentos de Sri Aurobindo e d'A Mãe, e constitui um meio efetivo para auto-percepção, auto-educação e educação de outros.

Em 1960 muda-se para o Brasil, a convite da Universidade Federal da Bahia, para estruturar o Curso de Dança daquela Universidade, onde foi professor até 1975.

Em 1960 muda-se para o Brasil, a convite da Universidade Federal da Bahia, para estruturar o Curso de Dança daquela Universidade, onde foi professor até 1975.

De 1967 a 1971, a convite do Goethe Institut, faz várias tournées pela Índia e pelas Filipinas. Em 1968 dá-se então seu primeiro contato direto com o Sri Aurobindo Ashram, comunidade espiritual na Índia do Sul, onde conheceu A Mãe. Este contato causou um impacto profundo em seu ser, resultando numa mudança decisiva e progressiva de sua vida. A partir de então, retorna algumas vezes ao Ashram, onde residiu durante um período.

Em março de 1971, começou a viver em comunidade com um grupo de jovens em Salvador, e é desta comunidade que nasce, em setembro do mesmo ano, uma sociedade, a "CASA Sri Aurobindo", tendo Rolf como Presidente e ocupando a comunidade o lugar central na realização dos propósitos da CASA.

Em 1975 Rolf deixa a Universidade e passa a dedicar-se exclusivamente ao trabalho da CASA Sri Aurobindo. Sua vida torna-se a vida da CASA.

Desde 1973, Rolf escreveu e publicou pela CASA trabalhos que enfocam, particularmente, a educação, a conscientização e desenvolvimento do corpo, e a prática da interiorização e concentração. Suas atividades foram a direção da CASA, a edição da revista mensal "Ananda" e de outras publicações, entre elas as primeiras traduções das obras de Sri Aurobindo e de sua congenial companheira espiritual, A Mãe, em língua portuguesa.

Rolf faleceu em um acidente automobilístico em 8 de janeiro de 1988, aos 58 anos, em Feira de Santana - BA.

 

volta ao topo