Início EscolaYogaCursosMestresÍndiaFotosLinksContato


 

Moriyama Roshi

Nasceu em Março de 1938, no extremo norte do Japao, conhecido como ilha de Sakhaline. Aos 22 anos,conclui seus estudos de filosofia em Tokyo, e encontra seu mestre Hakusan Kojun Roshi.

É ordenado com a idade de 24 anos e passa um ano em Eihei-ji, templo fundado por Meste Dogen. Depois, durante 5 anos ele realiza a prática monástica em Soji-ji, templo fundado por mestre Keizan Jokin, e inicia um curso especial para se tornar professor do Dharma.Ele recebe a transmissão de seu Mestre, Hakusan Kojun Roshi.

Seu mestre o envia para seu irmão do Dharma, Niwa Roshi para completar sua formação. Ele ficará 2 anos na seção de Tokyo do Eihei-ji. Niwa Roshi lhe pede então para ir para São Francisco, na Califórnia, USA, retomar o templo precedentemente dirigido por Suzuki Roshi (este havia se retirado deste templo para fundar o Zen Center). Esse seria o primeiro encontro de Moriyama Roshi com o ocidente - o São Francisco do fim dos anos 60! Grande choque, e grande admiração pela força da prática dos ocidentais.

Após 3 anos, Moriyama Roshi volta ao Japão, junto a Niwa Roshi, nesse momento ele é professor, depois Inô (Mestre professor de monges). Depois de 6 anos ele recebe o título de Shike (Mestre de monastério). Ajudado por seus mestres ele funda o Zuigakuin nas montanhas japonesas.

Zuigakuim é um pequeno templo, consagrado a prática tal como ela é exposta por mestre Eihei Dôgen: meditação (Zazen) e trabalho (Samu) - a prática inclui também Takahatsu (pedir esmolas), reatando assim com a tradição budista dos monges mendicantes - a outra fonte de renda é somente doações feitas pelos visitantes e discípulos. Pouco conforto - nada de eletricidade, nem telefone, pouco aquecimento - mas rico de Dharma, e aberto a todos: japoneses e estrangeiros, homens e mulheres, o único que conta é o desejo de praticar e seguir o caminho dos Ancestrais no Dharma; uma vida simples, preciosa, uma prática rara no Japão atual, é o dom de Mestre Moriyama a todos os discípulos. O templo foi aberto em 1978 e o Zendo foi concluído em 1980.

Em 1992, Roshi Niwa pede a Moriyama para partir, desta vez para a América do Sul. Mestre Moriyama foi nomeado Sokan (representante da Soto Zen para a América Latina) e passa a morar em São Paulo, onde reconstrói o templo da comunidade, Busshin-ji, e cria grupos de Zazen para brasileiros, em São Paulo e em outras cidades brasileiras. Sua discípula Joshin Sensei começará grupos de zazen na Argentina, no Uruguai e no Chile. Mas desejoso de seguir a vida simples de monge, Mestre Moriyama se demite e volta a Zuigakuin, onde continua a acolher visitantes e praticantes até o início do ano 2000 quando volta para o Brasil, desta vez para Porto Alegre, para orientar as práticas do Via Zen e construir um novo templo. Em sua ausência, Zuigakuin não aceita mais os visitantes estrangeiros e as pessoas interessadas podem dirigir-se a "Demeure Sans Limites", aí onde prosegue seu Dharma, através de sua sucessora Joshin Sensei.

Moriyama tem ministrado ensinamentos tanto para monges quanto para discípulos leigos, por mais de 30 anos. Desde o início, sempre teve especial interesse em acessar a prática do Zen para pessoas que não tem experiência anterior no Budismo.

Em 26 de fevereiro de 1998 Moriyama Roshi concedia uma entrevista para Revista Bodigaya em que declarava "eu tenho um novo projeto. O Grupo VIA ZEN vai iniciar a construção de um Centro de Treinamento Zen nas montanhas", referindo-se ao Vila Zen, em Viamão.
 
Dados Principais:
1970-73 - Monge Superior do Soko-ji Zen Temple, em San Francisco, USA
1978 - Fundaçao do Zuigakuin International Zen Temple, próximo a Tokyo, Japao
1992 - Fundaçao do Hokai-ji International Zen Temple, em St.Agreve, França
1993-96 - Monge Superior do Templo Bushin-ji, em Sao Paulo, Brasil.
Nessa ocasiao, teve seu primeiro contato e visita ao Via Zen, em Porto
Alegre.
Fevereiro de 2000 - Muda-se para Porto Alegre, Brasil.
Março de 2005 - Volta a residir no Zuigakuin International Zen Temple, no Japão.
Março de 2011: desde o terromoto-tsunami não se tem notícias dele, é dado como desaparecido.

volta ao topo